19 de janeiro de 2015

Entrevistando: Lycia Barros

No entrevistando desta semana conversei um pouco com Lycia Barros, autora de grandes sucessos como A Bandeja, Entre a Mente e o Coração e a trilogia Uma Herança de Amor. Todas as informações de suas obras estão disponíveis em seu site oficial www.lyciabarros.com.br/, não deixe de entrar para conhecer melhor seu trabalho, mas antes vem conferir a entrevista bem inspiradora que ela concedeu ao blog.

Lucas: Como surgiu o desejo de escrever um livro?
Lycia: Do nada. Nunca imaginei escrever um livro até que o primeiro enredo começou a vir a minha cabeça. 

Lucas: O que te inspira a escrever?
Lycia: A vontade de deixar boas mensagens parta o leitor, que os ajudem nos conflitos diários.

Lucas: Existem elementos da sua própria vida que inspiraram de alguma forma as histórias que conta?
Lycia: Alguns, não muitos, visto que meus personagens são sempre mais jovens do que eu e têm outro estilo de vida. 

Lucas: O que costuma ler? Suas leituras influenciam no modo como cria e escreve seus livros?
Lycia: Com certeza. Leio muitos dramas e a Bíblia. 

Lucas: Com relação à história do livro, quando vai escrever; a história já está totalmente formada ou o enredo surge à medida que escreve?
Lycia: Só começo a escrever quando já sei todos os pontos principais da história, do começo ao fim. 

Lucas: Quanto tempo demora em média para finalizar um livro?
Lycia: De 4 à 9 meses. 

Lucas: O que fazer diante do bloqueio criativo?
Lycia: Não tenho, justamente porque programo a história toda no começo. 

Lucas: Quanto tira por dia para se dedicar exclusivamente à escrita?
Lycia: Quando pego para escrever, chego a ficar 10 horas fazendo isso. 

Lucas: Como é o processo desde a criação até a publicação do livro?
Lycia: Complexo, pois várias etapas não dependem de mim como capa, diagramação etc... Mas tento sempre estar em harmonia com a equipe da editora que trabalha comigo para que possamos deixar o livro com a cara do seu conteúdo. 

Lucas: Como a internet tem ajudado na divulgação dos seus livros?
Lycia: A internet é tudo hoje em dia, não sei o que faria sem essa ferramenta. 

Lucas: Você tem muito contato com os seus leitores? Já utilizou alguma ideia sugerida por um leitor?
Lycia: Não, tudo que se passa no meu livro vem exclusivamente de mim, pois só eu sei onde pretendo chegar.  

Lucas: Tem outras histórias para publicar? Pode adiantar alguma novidade?
Lycia: Tenho MUITAS histórias rsrsrs Mas meu próximo livro inédito a ser lançado será meu primeiro livro que não se passa no Brasil, e sim em Londres. Só isso que posso adiantar. 

Lucas: O que é ser escritora pra você?
Lycia: O que me faz feliz, terapia e trabalho ao mesmo tempo.  

Lucas: Como escritor o que mais te deixa feliz? E qual a parte mais difícil dessa profissão?
Lycia: O que mais me deixa feliz é o retorno do público carinhoso, o mais difícil é encontrar bons espaços em grande livrarias. Os escritores nacionais não têm o destaque que merecem.

Lucas: Como percebe o atual cenário para a produção literária?
Lycia: Em constante mudança, a internet tem revelado novos talentos, mas nem tudo que se produz é bom. No entanto, já vi obras maravilhosas serem ignoradas e livros sem refinamento caírem no gosto popular. 

Lucas: Como você vê o mercado editorial brasileiro atual?
Lycia: Este mercado está abrindo portas para os autores nacionais, mas ainda há um longo caminho a percorrer para que chegue no ideal de valorização dos nossos profissionais. Acho que as próprias editoras poderiam oferecer cursos de capacitação nesta área de escrita para ajudar seus autores neste processo. 

Lucas: Na sua opinião, existe algum preconceito, por parte do público e/ou editoras com novos autores?
Lycia: Claro, afinal, o leitor/editora quando não conhece o trabalho de um autor fica ressabiado de investir seu tempo nele, mas uma vez vencido este preconceito boas surpresas podem surgir.

Lucas: Que dicas daria para quem pensa em publicar um livro?
Lycia: Escreva sobre o que você gosta de ler, leia muito e estude português, essas são as dicas fundamentais. 

Espero que tenham gostado. Até a próxima!

Um comentário:

  1. Ao visitar alguns blogs me deparei com o seu, e quero dar-lhe os parabens por partilhar o seu saber, gostei por isso deixo aqui um convite:
    Ficaria radiante se visita-se o meu blog, e leia alguma coisa, meu blog é um blog
    cristão que fala de diversos assuntos,
    É o Peregrino E Servo.
    Desejo muita paz e saúde.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir