23 de abril de 2013

23 de Abril - "Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais"


Sempre me perguntei por que dia 23 de abril foi escolhido para comemorar o Dia Internacional do Livro. Dando uma pesquisada, encontrei algumas informações interessantes. Confiram:

Nesta terça-feira, dia 23 de abril, é comemorado “O Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais”, como uma forma de estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual (direito sobre a criação de obras científicas, artísticas e literárias). 

A data foi instituída há 17 (em 1995),  pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - que integra as Organização das Nações Unidas. A escolha do Dia do Livro não foi aleatória. Se justifica por representar o aniversário de morte (23 de abril de 1616) de dois destaques da literatura universal: William Shakespeare e Miguel de Cervantes.

O Dia do Livro é, portanto, uma oportunidade de render uma homenagem mundial ao livro e aos seus autores, motivar a descoberta do prazer da leitura e reconhecer a contribuição dos escritores para o progresso social e cultural. A ideia da celebração surgiu na Catalunha (Espanha), onde, nessa data, tradicionalmente, dá-se uma rosa ao comprador de um livro.

Em mensagem especial pela data, a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, destacou a importância da celebração uma vez que promove a reflexão coletiva sobre as maneiras de melhor disseminar “a cultura da palavra escrita e de permitir que todos os indivíduos, homens, mulheres e crianças, tenham acesso a ela”.

Este ano, a cidade de Bangkok, capital da Tailândia, foi designada a “Capital Mundial do Livro”. O título é um reconhecimento ao programa desenvolvido na região para a promoção da leitura entre os jovens e as camadas menos favorecidas da população.

Por isso vamos comemorar essa data lendo muito livros!

2 comentários:

  1. Sim, eu também me perguntava isso. Engraçado que aqui no Brasil agente também comemora o dia do livro infantil dia 18 de abril, em memória à Monteiro Lobato. Adorei o motivo da escolha da data 23 de abril para o dia mundial do livro. E nós também temos o nosso dia, o do escritor - 25 de julho (blogueiro também é escritor kkk mas temos que realizar nosso sonho de publicar nossos livros!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei muito interessante o motivo da escolha do dia.
      Que legal, eu não sabia o dia do escritor, muito bom saber, obrigado.
      Eu com certeza sou escritor (pelo menos penso), já que além de blogueiro escrevo fanfics, e me aventuro em alguns contos.

      Excluir