8 de março de 2013

Crítica da Semana: Dezesseis Luas


Crítica da Semana é uma coluna que tem como objetivo mostrar minha opinião sobre os filmes que eu assistir. Meme semanal hospedado pelo Fanfics Memoráveis e postado nas sexta-feiras.


Nome: Beautiful Creatures
País de Origem: Estados Unidos 
Direção: Richard LaGravenese
Roteiro: Richard LaGravenese
Gênero: Fantasia
Duração: 124 min.
Ano de Lançamento: 2013
Elenco: Alice Englert, Alden Ehrenreich, Jeremy Irons, Viola Davis, Emma Thompson, Thomas Mann, Emmy Rossum, Zoey Deutch, Margo Martindale e Rachel Brosnahan.






Uma adaptação não perfeita, mas bem trabalhada.

E de lei: um fã nunca preferirá uma adaptação ao livro. É impossível ser completamente fiel ao livro, mas por vezes os produtores e diretores acertam a mão e produzem algo até considerável/aceitável aos fãs. Foi essa a sensação que tive ao ver Dezesseis Luas.

A história nos apresenta Ethan Wate (Alden Ehrenreich) e Lena Duchannes (Alice Englert), e os fatos que os envolvem relacionados a uma misteriosa maldição que ronda a família de Lena, que mudará o destino dos dois no aniversário de dezesseis anos dela.

O filme não é muito diferente do livro, apenas oculta alguns fatos e muda outros, algo já comum nas adaptações, mas que aqui, não incomodam tanto e não comprometem o andamento da história.

Uma das características que me ganharam foi o amadurecimento que deram a história, apesar dos romances e tudo mais, a coisa flui sem grandes dramas desnecessários. Mas um ponto para a produção vai pela mudança da personalidade de Ethan, o detalhe que mais me incomodou no livro. O Ethan do livro e muito imaturo e deveras bobo, lento, pateta, sem ação (escolha o adjetivo que lhe convir), no filme temos um Ethan ainda bobo, mas engraçado, e Alden Ehrenreich arranca risadas do público facilmente.

O elenco em geral em minha opinião foi bem escolhido. Não levaram em consideração a fama dos atores para atrair mais público, é isso para mim, contou como um ponto positivo, principalmente com Lena. Gostei da atriz, de sua interpretação. Ela soube ser irônica (no bom sentido) e manter o tom de seriedade sem grandes problemas.

Mais elogios para a fotografia do filme, soube mostrar um cenário com ares de mistério que lembram Nova Orleans em toda sua magia.

No mais, não é a melhor adaptação que já vi, mas está no top 10. Ouve mudanças? Sim. Ouve cortes? Sim. Mas nada que incomodasse profundamente e despertasse um ódio mortal como em outras tantas adaptações (sim, estou falando de Percy Jackson).

De um total de cinco, dou quatro, por que não é perfeito, mas valeu o ingresso. 

NOTA«««««

9 comentários:

  1. Antes de mais nada, tenho que deixar minha *humilde* opinião, rs.. Sou SUPER fã de livros, mas o livro "As cinco pessoas que você encontra no céu" teve uma adaptação PERFEITA em filme, rs. Fim do spoiler, rs!

    Para uma crítica, 4 estrelas está bom demais, rs.
    Também gosto quando não levam em conta atores famosos e tal..

    Beijos
    luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente gostei do filme, achei a adaptação dentro da medida. Foram (na minha opinião) pouquíssimos os erros e detalhes que atrapalharam o filme.
      Foi uma das coisas que mais gostei, a escolha de atores semi-desconhecidos, por que assim as pessoas vão no cinema assistir mesmo ao filme, não ver seu ator preferido atuando.
      Bjão!!

      Excluir
  2. Olá lucas, me permita de discordar de você em alguns pontos, primeiro eu prefiro o Ethan do livro, ele não é o mais sagas só que é melhor que no filme em alguns aspectos, achei que a mudança do final (você sabe do que eu estou falando) mesmo que não tenha impacto nesse filme pode vir a estragar a sequencia (ou nao).

    Agora concordando, achei a escolha dos atores muito bem feitas, sem estrelinhas e que esse é sim um bom filme, mais para os leitores SEMPRE acontece uma comparação, mais para quem não leu é um filme de qualidade até mesmo 5.

    Então é isso o resto que eu penso coloco na minha resenha...

    Beijooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode discordar, a crítica e para isso, para a gente debater sobre nossas opiniões, adoro gente discordando de mim, adoro uma boa discussão (no bom sentido).
      Eu também reparei da mudança do fim (sim sei do que você está falando), é não fiquei tão chateado por que caso venha a acontecer de não ter mais, foi até um fim razoável (me dá uma gana quando deixam o fim em aberto e não fazem a sequencia, incomoda muito).
      Eu sinceramente gostei mais do Ethan filme, o Ethan livro me dava sono, mas entendo sua opinião.
      Claro que os fãs sempre vão reclamar de algo, odiar algo, é natural, eu sou mega chato com adaptações, é difícil algo me agradar. Mas achei a adaptação digna.
      Obrigado pela opinião, pode falar sempre que quiser, este espaço e destinado a você (e quem mais quiser). Sou todo ouvidos sempre.
      Muito obrigado. Bjão!!!

      Excluir
  3. Olá. Não li os livros ainda, mas tenho acompanhado as resenhas sobre o filme, especialmente porque tinha a intensão de assistir algo no cinema. O enredo não me cativou muito, mas no fim das contas acho que vou assistir e tirar minhas próprias conclusões. Gostei da sua resenha!
    Beijos,
    Niki.
    http://www.meigaemlefica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu li só o primeiro e devo dizer que o enredo também não me cativou. Ai está o problema, a história em si.
      Muita gente não gostou do filme por causa da história, mas se tiver que culpar alguém, a culpa e do livro, por que a história e mesmo ruinzinha, não engrena.
      O que quis dizer com a crítica é que o filme me surpreendeu, conseguindo tirar algo até aceitável da historia mais ou menos.
      Mas assista e tire suas próprias conclusões mesmo, tudo vai do ponto de vista de cada um, eu vi gente amar o livro, já eu achei um tédio.
      Obrigado!!
      Um bjão!!

      Excluir
  4. Olá Lucas!
    Você me deixou um recadinho lá no skoob, passei aqui e vi que já te seguia!
    Tudo bom com você?
    Já vi muita crítica à esse filme, quero procurar ver para ter minha opinião né?
    Achei muito bonita a capa do livro, da série toda...
    Beijão

    Tem post novo lá no blog, passa lá
    endless-poem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou bem, obrigado.
      Comecei a ver críticas somente depois do lançamento do filme, acho que por que antes o livro não era tão conhecido.
      Obrigado pela visita e volte sempre!
      Bjão!!

      Excluir
  5. Muito interessante, eu quero ver o filme Beautiful Creatures, eu chamar muita atenção!

    ResponderExcluir