26 de setembro de 2012

Top 5: Piores Adaptações Literárias

Primeiramente gostaria de me desculpar pela demora entre uma postagem e outra. É por que realmente o meu tempo está curto, mas estou tentando consertar isso. Agora vamos à coluna.
Ultimamente estamos vendo uma enxurrada de adaptações literárias para o cinema. Os fãs vibram, criam expectativas, por vezes pulam de alegria, mas tem vezes em que é inevitável a decepção.
Foi-se o tempo em que a notícia de compra de direitos para adaptação era motivo de extrema alegria. O que tenho visto ultimamente chega a ser uma afronta, uma falta de respeito para com a obra, com o autor e principalmente com os fãs. Cada vez mais percebemos que o único interesse dos estúdios e exclusivamente lucrar, “bombar” na bilheteria.
E consequentemente acabam se esquecendo da adaptação em si, e jogam nos cinemas verdadeiros pecados para com a obra. E aqueles fãs que tanto esperaram ansiosos pela estréia acabam se sentindo (eu particularmente) feitos de idiotas, (desculpem os termos, mas e de se revoltar).
Já tinha um tempo que eu estava pensando numa nova coluna, e foi com esse pensamento aqui que resolvi estrelá-la. O Top 5: Piores Adaptações Literárias.

5° lugar: Harry Potter e o Cálice de Fogo


Quarta parte da história do bruxo mais famoso e adorado no mundo. Um livro de tirar o fôlego, e o início do verdadeiro embate entre Harry e Voldemort, apesar de não ser o meu livro preferido da série, percebe-se que o filme poderia ter sido mil vezes melhor. Mas é aquela famosa história, o livro e bom, mas o que envolve o telespectador e dá mais lucro são os efeitos especiais, as sequências de tirar o fôlego. E foi isso que vi em Harry Potter e o Cálice de Fogo. Um show de efeitos especiais, mas em contra partida, os personagens secundários foram diminuídos para não dizer esquecidos. Houve furos gigantescos no roteiro conforme a história foi esquartejada e desmembrada. Eventos importantes foram mudados, e vamos combinar que com uma hora de filme já bastava de Torneio Tribruxo.
Apesar de tudo, sou fã de carteirinha de Harry Potter, imploro para que a Tia Jô escreva mais livros. Sim gostei dos filmes, mas com certeza prefiro os livros, obrigado.






4° lugar: A Bússola de Ouro


Uma obra magnífica, muito bem explorada, com alguns fatos meio contraditórios, mas que passam despercebidos no geral. Estou falando do livro é claro. Por que o filme... bem, digamos que deixou um pouco desejar, não, deixou muito a desejar. Um elenco brilhante comandado por Daniel Craig e Nicole Kidman e um orçamento milionário que mais uma vez foi explorado e gasto nas sequências de efeitos especiais, esses sim merecem grandes elogios, as cenas de Lyra com Iorek Byrnison foram realmente espetaculares, mas não passaram de cenas. A história em si foi totalmente reformulada, o que levou ao filme a fantasiar fatos, fugir do enredo, mudar a personalidade de vários personagens, e principalmente, enrolaram do começo ao fim, com o objetivo de criar suspense e expectativa, mas o que foi aquele fim. Todas as perguntas do filme ficaram em aberto, e vamos combinar, bem que poderiam ter citado Will Parry, já seria ao menos um pretexto para a possível sequência, mas o fizeram? Cortaram, sem explicação alguma.
Não sou tão fã assim de Fronteiras do Universo, mas como li o livro e vi o filme, percebo o quanto havia de material para ser explorado, mas que infelizmente não foi, o que deixou os fãs de Philip Pullman totalmente decepcionados.


3° lugar: Eragon


Uma série sobre dragões, até então pouco explorada no mundo literário tão cheio de vampiros, bruxos e fantasmas. Um livro de desenvolvimento espetacular, muito bem escrito, e fica claro como foi grande o empenho de Christopher Paolini para com a obra. Mas ai vem um estúdio, e adapta para os cinemas. Com um elenco impressionante com nomes como Jeremy Irons, John Malkovich e Sienna Guillory, o filme tinha tudo para fazer um sucesso estrondoso e garantir as continuações, Só que não. Mudança de características importantes de personagens, como Saphira com penas, Arya parecendo tudo, menos uma elfa. E terríveis mudanças sem sentido na história, além da pressa para o desenrolar da história no filme, tão bem explorada no livro, me pareceu que tudo se desenvolveu em questão de minutos, principalmente os dragões.
Não terminei toda a série, mas pretendo o mais rápido possível ainda mais agora com o lançamento de Herança, último livro da série. Mesmo não lendo todos, tomo base pelo primeiro e pego as dores dos fãs apaixonados e digo: Eu esperava mais, muito mais.




2° lugar: Desventuras em Série


Um saga imensa, com uma história gigantesca, mistérios bem planejados e uma adaptação que em comparação com os livros é uma verdadeira piada. Apesar da mesma história dos órfãos ricos abandonados pelos pais, explorados pelo vilão, havia todo um diferencial, o mistério em torno da sigla C.S.C. e mistério este não desenvolvido na produção do filme (novidade). O filme foi uma compilação dos três primeiros livros, o que me faz pensar: eles tinham tanto material nas mãos e fizeram aquilo? Sim fizeram. Mais uma vez, o que vemos aqui é enrolação para ganhar dinheiro. E inexplicável a forma como se desenvolve o filme (se é que podemos chamar aquilo de desenvolvimento). O começo morno, sem grandes explicações, o desenvolvimento morno, quase parando e... fim, quando vemos o filme acaba e você se pergunta o que foi aquilo que acabou de ver. A todo o momento o mistério em que a história e construída é lançado ao expectador, mas sem maiores reviravoltas e deixam o mistério pendurado no ar, até que surge o fim na tela. Sem falar que toda a obscuridade e perversidade do Conde Olaf se transformaram numa interpretação cômica e caricata de Jim Carrey. Decepção total.
Também não tive oportunidade de ler a série inteira (o box ta caro), mas pelo que sei da série, fica claro que “adaptação” não foi o melhor termo usado, o mais correto seria “recriação”, por que aquele filme tem de tudo, menos Desventuras em Série.

1° lugar: Percy Jackson e o Ladrão de Raios


História envolvente, tema sensacional e muito bem explorado, personagens ricos em características e personalidade e desenvolvimento de perder o fôlego, são descrições do livro. Na minha opinião o filme pode ser descrito como: lixo. Ok posso até ter exagerado um pouco, não se pode negar que foi um pecado mortal o que fizeram com a trama espetacular que Rick Riordan criou. Esse foi decepcionante ao extremo. Desde a caracterização dos personagens (cadê os cachos loiros da Annabet?), a falta de personagens importantíssimos sem explicação (o que fizeram com a Thalia?), a mudança no rumo da história (como assim Luke vilão? Cadê Cronos?) e tantos outros mais erros que a revolta não me deixa falar. A minha vontade ao sair do cinema era de morrer de tristeza e depressão. Aqui também observamos que o diretor ao invés “adaptação” ouviu “mudança” completa da história. Com um Luke vilão, um Cronos e uma Thalia sumidos, uma profecia nem ao menos citada e provavelmente prejudicada pela idade dos personagens no filme, fica meio difícil adivinhar o que irão fazer com a sequência, prevista para lançar ano que vem.
Sou mega fã de Percy Jackson, devorei toda a série, vou começar a segunda: "Os Heróis do Olimpo" e aguardo ansioso pelo lançamento de "A Marca de Atena" mês que vem. Fica claro que vai dar um trabalho grande para conseguir consertar o gigantesco erro cometido no primeiro, mas como já disse antes, ainda bate uma esperança com a sequência (ainda mais com as ultimas notícias). Só deixo uma questão no ar: se continuarem a enrolar com a adaptação de cada livro (lembrem-se são cinco) vai ficar difícil fazer os próximos com atores de trinta anos interpretando jovens de quinze, e vai ficar impossível adaptar "Os Heróis do Olimpo", a segunda série de Percy, que eu gostaria muito de ver nos cinemas. 

NOTA: Este post tem por objetivo único mostrar minha opinião sobre o assunto explorado nele, consistindo do meu ponto de vista. Não tendo por objetivo desrespeitar as obras descritas acima, apenas opinar.

11 comentários:

  1. Yeahh!! Percy Jackson se resume a lixo, se formos bonzinhos. Estragaram totalmente o livro, distorceram completamente e não tiveram dó! A espera da sequência que possa salvar a história no cinema ;D

    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizer que é lixo é pouco, foi mais que isso.
      Nossa nem fala como estou a espera dessa sequencia, ela pode mudar tudo, ou salvar a série, ou ferrar de vez.
      Bjoos!!!

      Excluir
    2. Sem cronos e luke ja foi ruim, mas tipo, nem a CLARISSE colocaram!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    3. Pois é, bem a Clarisse que tem grande importância no segundo livro, quero ver o que eles vão fazer para explicar o aparecimento dela do nada.

      Excluir
  2. Eu já houvi falar da decepção que foi a Bússola de Ouro, apesar de nunca ter lido o livro. Tendo assistido somente ao filme, eu realmente notei algumas coisas meio furadas e desconexas, o que me faz até ter medo de ler o livro, o que com toda a certeza fará com que o filme faça parte da minha lista negra de filmes decepcionantes.
    Eu me lembro de como eu fiquei decepcionada com a adaptação de O Cálice de Fogo, e que eu fiquei aborrecida com isso durante um tempo. Porém, depois de um certo tempo, essa sensação quase que se anulou, já que eu voltei toda a minha indignação para o filme Percy Jackson. O que foi aquilo???? Acho que não vou nem comentar os meus sentimentos com relação a isso, porque isso faria esse comentário um pouco mais gigante do que já está. Mas, resumindo, uma bosta.
    Já Eragon eu nunca assisti, muito menos li, apesar da vontade de fazer os dois.
    Desventuras em Série eu até achei bacaninha, mas como eu já vi vários blogueiros queixando-se, assim como você, não sei opinar, já que não li os livros.
    Além desses, ainda há outros, mas com certeza essa lista aponta as principais decepções, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bússola de Ouro foi muito desconexa por que resolveram reinventar a história e deu no que deu, além de terem excluído o segundo protagonista, o que achei até um insulto para com os fãs (apesar de eu não sei tão fã assim da série, mas tudo bem).
      Até que Cálice de Fogo não fiquei tãaao assim revoltado, por que não foi lá tão mal, só achei ruim por que focaram demais na ação e as historias paralelas que ocorrem no livro simplesmente sumiram (detesto quando fazem isso).
      Nossa Eragon e muito bom, não tive ainda oportunidade de ler os quatro, mas pretendo o mais rápido possível, o erro principal do filme foi ter passado a historia muita rápido, com isso até mesmo quem leu o livro ficou confuso.
      Desventuras em Série eu realmente fiquei revoltado, por que não consigo entender como que adaptam trés livros em um filme e sai aquilo? fatos importantes foram deixado de lado, fatos estes fundamentais para o decorrer da história (acho que foi por isso que não fizeram mais, nem tinha como).
      E em primeiríssimo lugar, claro oque tinha que ser Percy Jackson, aquilo ali nem pode ser chamado de adaptação, ta mais pra negação total. Acho que foi a maior decepção da minha vida. Agora só resta rezar para que o próximo seja bom.
      Se tiver oportunidade, leia todos os livros da lista, apesar dos filmes serem ruins, os livros são ótimos.
      Bjos!!

      Excluir
  3. Annabeth tem cabelos castanhos e OLHOS AZUIS! A arvore de Thalia nunca foi mostrada! O ator do Percy tem aparencia de 17 anos! Quando na verdade ele deveria ter 12! Para mim, o criador do filme deveria ter feito como o de Harry Potter, pegar um ator e acompanha-lo na idade até o fim da saga. Esse filme foi uma total palhaçada, Ares nao aparece para lhes dar aquele meio de transaporte. E vem cá, porque eles vão atras daquelas malditas perolas? Eles ganham aquelas perolas de presente! E no filme o Grover fica no mundo inferior, isso é mentira porque quem fica é a mae de Percy! ahhhhhhhhhh vou no cinema ver o filme do mar de monstros só para vaiar ahhhhh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIIIM, exatamente, o que o diretor estava pensando quando fez esse filme, eles detonaram com a história perfeita do livro.
      Vou no cinema ver "Mar de Monstros", pq ainda assim tenho esperança, ainda mais pq trocaram de diretor e segundos as informações disponibilizadas ele está fazendo de tudo para "tentar" consertar a história.
      Mas caso não dê certo eu vaio tbm. HAHAHA
      ABRAÇOS!!

      Excluir