10 de setembro de 2012

Filmes que viraram livros...

Das páginas para a telona... ou seria da telona para as páginas.

Todo mundo com certeza já viu um filme que foi baseado em um livro. As adaptações são inúmeras, e não há como negar, seja por falta de criatividade de roteiros originais, seja pelo enorme sucesso dos Best-Sellers, os livros tomaram de conta de Hollywood.

Seja no cinema ou na televisão, a cada ano diversos stand-alones, trilogias e séries vão parar na tela do cinema ou da TV. Vários dos grandes sucessos do cinema e da televisão sejam de público, crítica ou bilheteria, como: Harry Potter, Senhor dos Anéis, Crepúsculo, Jogos Vorazes, Diários do Vampiro, Game of Thrones, Gossip Girl entre outros, fizeram sucesso de certa forma por serem baseados em livros.

Mesmo virando modinha e uma enorme fonte de lucro para os estúdios, ainda que o mercado de adaptações cinematográficas cresça a cada ano, e que já estão previstas adaptações além da conta para os próximos anos, a moda agora é outra. Livros baseados em filmes.

Isso mesmo, a jogada agora e lançar um livro baseado em determinado filme. A quem diga que seja estratégia de markenting, outros já defendem e usam do argumento de que no livro é possível explorar mais do universo ficcional do livro, uma vez que a maior desculpa usada pelos estúdios para as constantes mudanças e cortes das adaptações literárias seja o curto tempo para o desenrolar da historia, em geral duas horas.

Se é estratégia de marketing ou não eu não sei. Com certeza a defesa usada de que no livro dá para explorar mais é válido. Mas não há como negar, após a enxurrada de obras virando filmes, agora acontece exatamente o contrário; são livros que surgem através dos filmes.

Apesar de ainda não termos um número considerável de obras baseadas em filmes, já existem alguns exemplos que podemos ver. Vão ai alguns exemplos de livros publicados que foram baseados em filmes.

A Garota da Capa Vermelha - Sarah Blakley-Cartwright 


O corpo de uma garota é descoberto em um campo de trigo. Em sua carne mutilada, marcas de garras. O Lobo havia quebrado a paz. Quando Valerie descobre que sua irmã foi assassinada pela lendária criatura, ela acaba mergulhando de forma irreversível em um grande mistério que vem amaldiçoando sua aldeia por gerações. A revelação vem com Father Solomon: o Lobo habita entre eles — o que torna qualquer pessoa do vilarejo suspeita. Estaria Peter, sua paixão secreta desde a infância, envolvido nos ataques? Ou seria Henry, seu noivo, o Lobisomem que assola as redondezas? Ou, talvez, alguém mais próximo? Enquanto todos estão à caça da besta, Valerie recorre à Avó em busca de ajuda; ela dá à neta uma capa vermelha feita à mão e a orienta através da rede de mentiras, intrigas e decepções que vem controlando o vilarejo por muito tempo. Descobrirá Valerie o culpado por trás do lobo antes que toda a aldeia seja exterminada? A Garota da Capa Vermelha é uma nova e arrepiante versão do clássico conto. Nela, o final feliz poderá ser difícil de ser encontrado.
Skoob




Cowboys & Aliens - Joan D. Vinge 


Aliens no deserto? Índios e vaqueiros unidos contra um inimigo comum? Sim. Tudo isso num Velho Oeste livre do estereótipo dos westerns macarrônicos. Cowboys & Aliens inicia com um belo prólogo que compara a invasão alienígena com a tomada das terras dos índios pelos europeus. Entre armas, germes e aço, os pele-vermelhas não têm idéia do que os atingiu. O argumento é simples: no Arizona de 1873, quando um homem só podia contar com seu cavalo e com sua pistola, onde índios travavam uma batalha perdida contra colonos europeus, um inimigo novo estava prestes a entrar na equação. Um invasor que via os humanos como inimigos, e estava decidido a conquistar o nosso mundo. Será que vão conseguir? O romance de Joan D. Vinge é baseado no roteiro de Roberto Orci, Alex Kurtzman, Damon Lindelof, Mark Fergus e Hawk Ostby, e inspirado no graphic novel homônima de Scott Mitchell Rosenberg.
Skoob 







Branca de Neve e o Caçador - Lily Blake, Evan Daugherty , John Lee Hancock, Hossein Amini 


Há dez anos, a vingativa Rainha Ravenna assassinou o rei na mesma noite em que se casara com ele. No entanto, dominar o reino tornou-se um sofrimento para a Rainha. Para salvar seus poderes, ela deve devorar um coração puro, e Branca de Neve é a única pessoa com esse coração. A fim de capturá-la, Ravenna recorre ao Caçador, o único homem que já se aventurou pela Floresta Sombria e sobreviveu. Branca de Neve será morta pelo Caçador? Ou será treinada por ele e se tornará a melhor guerreira que o reino já conheceu?
Skoob














A Última Casa da Rua  Lily Blake, David Loucka, Jonathan Mostow 

No livro, os autores Lily Blake, David Loucka e Jonathan Mostow contam a história da jovem Elissa e sua mãe que, em busca de uma nova vida, encontram a casa dos sonhos em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos. A cidade tem um mistério. Um assassinato aconteceu bem na casa ao lado.Uma garota matou os pais de forma brutal e desapareceu. Hoje, quatro anos depois, apenas Ryan, o misterioso irmão mais velho, mora sozinho naquela mesma casa, sombria e esquecida no tempo. Indo contra tudo e contra todos, Elissa acaba se envolvendo amorosamente com o estranho rapaz. O que ela não sabe é o quão perigoso esse jogo pode se tornar…Não espere ver adolescentes sendo perseguidos por forças sobrenaturais ou um desfecho daqueles que já “sacamos” ainda na metade do livro. A trama é criativa, com muitos “não acredito!” pelo meio do caminho. E a sequência final é de tirar o fôlego, com muita ação. Antes de sentir o medo… Antes de conhecer a dor… É preciso voltar para onde tudo começou.

12 comentários:

  1. Agora virou moda filmes virarem livros...kkk Li branca de neve e o caçador, mas não vi o filme...gostei bastante!
    Beijinhos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois e, realmente virou moda mesmo.
      Olha, assisti o filme e na minha opinião que vale a pena de ver é só a interpretação da Charlize Theron como a Ravenna, e a unica coisa do filme que salva. Achei meio rápido a transição de uma cena a outra, e sinceramente o filme tem alguns furos no roteiro.
      Não li o livro então nem tem como falar se realmente são iguais as historias exploradas.
      Obrigado e volte sempre!!!

      Excluir
  2. oi. tudo bem?
    obrigada pelo convite.
    visitei seu blog e amei
    ja estou te seguindo, tah rsrs
    ELLIANE RAMOS
    ellianeramos.blogspot
    ellianeramos@hotmail.com
    @Ellianeramos
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, muito obrigado, fico muito feliz de você ter gostado.
      Valeu mesmo.
      Volte sempre!

      Excluir
  3. O pior de tudo é que essa praga pega! E eu ainda não descobri quais são as adaptações piores, de livro pra filme ou vice-versa! AHAHAHAHAHAHAHHAHAHA

    Bom, vou dar uma opinião neutra - sempre gosto mais do original. Harry Potter em livro, e Cowboys vs Alieníginas DEFINITIVAMENTE nas telas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Nossa eu simplesmente não aguento isso, realmente não sei o que eles querem com tudo isso, tenho a leve impressão que é tudo estratégia de marketing para arrecadar mais na bilheteria.
      Mas ainda assim acredito que filmes de livros são piores que livros de filmes. Por que quando adaptam o livro pro filme, destroçam a historia, no caso inverso, se o filme for ruim, então nem tem como culpar o livro.
      Obrigado e volte sempre que quiser!!!

      Excluir
  4. PARABÉNS PELO POST,
    NÃO LI NENHUM DESSES ENTÃO NÃO POSSO FALAR NADA :S
    NORMALMENTE FILMES QUE SÃO BASEADOS EM LIVROS TEM TUDO PARA SEREM SUCESSO PRINCIPALMENTE QUANDO OS LIVROS FORAM BEM RECEBIDOS PELOS LEITORES(...) NO MEU PONTO DE VISTA É UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING SE HÁ RETORNO? AI É OUTRA HISTÓRIA.

    COMENTA NO MEU BLOG?
    www.amostradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, apesar de na maioria das vezes eles acabarem com a historia do livro quando vão adapta-lo ao cinema.
      Eu acho que total e estratégia de marketing.
      Também não li nenhum desses e assisti os três já lançados. E sinceramente achei a historia deles meio fraca. Vamos esperar agora pelo ultimo que lança aqui no brasil em novembro.
      Obrigado e volte!!!

      Excluir
  5. Oieee! Na minha humilde opinião os nossos caros senhores cineastas estão com as ideias escassas, e devido a isso exploram o mundo literário, que sempre se encontra com novidades variadas. Acho isso muito legal, pois a adaptação cinematográfica sobre um livro lido, me desperta muita emoção e expectativa. Mããããs seria tudo muito lindo, se NÃO HOUVESSE MODIFICAÇÕES! Isso me deixa extremamente irritada... Entendo que é muita coisa pra pouco tempo e blá, blá, blá. Mas existem coisas que acabam sendo inventadas e outras que são MUITO IMPORTANTES, acabam sendo omitidas. Isso sempre vai acontecer então... é se conformar né?! MENTIRA! NUNCA VOU ME CONFORMAR! Hahaha. Mas enfim!
    Não vi nenhum filme dos quais você citou e nem tive oportunidade de ler nenhum livro (ainda, haha).
    Adorei o post!
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NUNCA VOU ME CONFORMAR TAMBÉM (hahaha).
      Falou e disse Ruamitcha. Sai a noticia da adaptação, a gente fica só na expectativa e ansiedade. ai vem na maioria das vezes a decepção e no minimo o incomodo. Tá pra nascer uma adaptação fidedigna.
      Não me conformo jamais, mas sempre tenho a esperança de que o próximo filme seja sempre mais fiel que os anteriores. Não podemos deixar nossa esperança morrer neé.
      Obrigado e volte sempre!!!

      Excluir
  6. Eu acho mal feita muitas das vezes as versões de filmes que tranformam em livros. Agora o contrário, nem posso falar nada. As vezes é mais que esperado ou as vezes é muito ruim. Isso depende de cada livro. Talvez no filme que vira livro eles se esqueçam de mostrar mais paixão e sentimento ao escrever - sei lá, só acho.

    http://ccloficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu também penso assim. Parece q escrevem o livro só pra arrancar mais dinheiro com o assunto do filme, é meio estranho, mas tenho vontade de assistir um filme e ler seu livro derivado, só pra ver se estamos certos ou não, HAHAHA.
      Bjoss, volte sempre!!!

      Excluir